Avaliação e qualificação de calçado, luvas, máscaras e viseiras
O CTCP e a APICCAPS avaliam e certificam calçado de trabalho e máscaras sociais. A APICCAPS é entidade certificadora reconhecida pelo IPAC o organismo nacional de acreditação.
O CTCP está apto para disponibilizar aos fabricantes todos os ensaios necessários para a avaliação e certificação de
calçado de moda e de trabalho incluindo testes complementares de lavagem ou esterilização visando o contexto Covid-19. O laboratório do CTCP está acreditado pela norma ISO 17025.
Desde o início da pandemia o CTCP tem respondido às necessidades das empresas oferecendo
novos serviços que vão desde a avaliação de
máscaras de uso social, cirúrgicas ou respiradores, a
luvas e
viseiras. Nestas áreas, o CTCP, para além de ter reforçado a sua capacidade laboratorial investindo na implementação de novos métodos de teste, está a trabalhar com diversas entidades nacionais e internacionais reconhecidas.
Todos estes ensaios e serviços são prestados por uma equipa técnica pluridisciplinar, muito dinâmica, que aposta na qualidade e resposta rápida, e possui elevada experiência na realização e validação de métodos de ensaio e produtos, controlo de qualidade de rotina, controlo para certificação, análise química de substâncias restritas ou proibidas, avaliação do “fitting” dos produtos incluindo calçado, máscaras e viseiras, entre outros.
No contexto da Covid-19 o CTCP apoia também, graciosamente, os fabricantes, disponibilizando informação técnica e apoiando na elaboração das fichas técnicas dos produtos, folhetos Informativos (instruções de utilização dos produtos) e dossiers técnicos dos produtos (a enviar às autoridades aplicáveis, p. ex., INFARMED, ASAE).
Considerando as necessidades dos fabricantes e do mercado, o CTCP criou e disponibiliza o rótulo “Testado Covid-19”, ao qual pode ser associando diferentes classificações de produto como, por exemplo: “Calçado lavável” e “Calçado esterilizável”, bem como a respetiva Declaração de Avaliação que evidencia que os produtos foram testados e cumprem as especificações nacionais aplicáveis no contexto da Covid-19.